Muito diferente do que se imaginava, depois de várias avaliações científicas com atletas de atletismo e Luta oplimpica, o ACIDO LÁTICO deixou ser o vilão, o culpado por dores e cansaço físico pós treinamento que pode perdurar por até 72hs, pois foi observado que se desfaz algumas horas após o treinamento.
Na musculação, diferente do judô, o atleta treina todos os dias, mas com grupos musculares diferentes, assim sendo, não estão incluídos no famoso Overtrainnig que é o grande culpado por lesões musculares, ortopédicas e cardiológicas para atletas que não fazem acompanhamento com médicos, fisiologista ou especialistas em educação física.
A dor pós treino, oriunda inicialmente do Ácido Lático, na realidade é causada por micro lesões de fibras musculares, que na ausência de descanso e intervalos entre treinos, produzem graves lesões, distenções e traumas cardiológicos como arritimias que podem levar o atleta a longos períodos de recuperação.
Bem diferente do que se imaginava, o Overtrainnig não melhora o desempenho físico, pelo contrário, pois é no descanso que o músculos e fibras se recuperam, se regeneram e levam o atleta fortalecido a manter, além da saúde fisica, seu desempenho ideal, se torna impossível se lesionado ou com cansaço físico.
Um corpo é diferente do outro, que aceita CARGA de atividade física indo da leve a moderada ou intensa para atletas de alto nível, e da mesma forma, muitos necessitam de descanso entre treinos que podem ser até de 72 horas.
No Judô, a galinha dos ovos de ouro não pode ser desprezada, pois além da parte técnica o atleta precisa estar bem físicamente, descansado e capaz de produzir o seu melhor…
Fonte:Saúde/EU ATLETA/GE.GLOBO