Oscar Bary palestra sobre Conde Koma um legado inestimável

A 7ª Delegacia Sudoeste da Federação Paulista de Judô, apresentarão mais um tema sobre Conde Koma um legado inestimável com o convidado professor Oscar Bary Duarte Carranza, 3º Dan, da Federação Paraense de Judô, no dia 03 de abril de 2021 – sábado, às 16h.

Licenciatura em Letras – Habilitação em Espanhol na Unisaber. Iniciou seus treinamentos de Judô com o mestre Alfredo Coimbra, Junto à escolinha de judô do SESI, no ano de 1978, vindo mais tarde a conhecer a Associação de Judô Conde Koma Judô Clube, onde teve a oportunidade de se matricular, como aluno do mestre Coimbra. Primeiro árbitro da Conde Koma Judô Clube. Convidado a participar também, dos treinamentos na escolhinha de judô do Colégio Tenente Rêgo Barros, desenvolvendo habilidades como competidor e instrutor assistente do mestre Alfredo Coimbra. Em suma, citaremos algumas passagens do grande mestre Conde Koma, quando de sua chegada à cidade, chamada Santa Maria de Belém do Grão Pará (na época); alguns fatos interessantes ocorridos em sua carreira de mestre e homem honrado, dedicado à sua família, ao esporte e ao seu trabalho. Possuía um alto senso de dever cumprido, era extremamente cortês, gentil e de poucas palavras.
Prezava alguns valores trazidos de sua família e terra natal, o Japão, e entre eles estavam: a honestidade, o respeito e a humildade. Foi ele por muitas vezes, incompreendido por seus superiores no Judô, já que foi discípulo de Nobushiro Satake, um dos mestres mais respeitáveis do Kodokan, que por sua vez era dirigido e coordenado pelo pai do Judô e da Educação física no Japão, Grão-mestre Jigoro Kano. Em sua tentativa de mostrar ao mundo a eficácia, a disciplina e a sutileza do judô moderno, teve que se afastar do Kodokan, organizando lutas, desafios e competições a fim de evidenciar a superioridade do judô frente às outras artes marciais. Isto, não foi muito bem aceito pelo mestre Kano, que decidiu afastá-lo do Kodokan como repreensão ao seu ato, com o qual estaria banalizando e desrespeitando a arte japonesa.
Link da palestra:
https://bit.ly/2P8mbI9

Os participantes que se inscreverem no Sympla, aberto até 03/04 às 16h, AQUI, para palestra, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da 7a DR SUDOESTE FEDERAÇÃO PAULISTA DE JUDÔ e assinarem a lista de presença, receberão o certificado. Asssistam AQUI!

2 comentários em “Oscar Bary palestra sobre Conde Koma um legado inestimável”

Deixe um comentário